Economista Francisco Jaime Quesado apresenta o manifesto “Nova Competitividade” no Consulado de Paris

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Para celebrar 40 anos de escrita em muitas publicações portuguesas – em temas sobretudo ligados à inovação e competitividade – o economista e gestor Francisco Jaime Quesado apresenta o manifesto “Nova Competitividade” no Consulado Geral de Portugal em Paris na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, às 18h00.

O livro já teve várias apresentações em Portugal, nomeadamente em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, e no Porto, na Associação Empresarial de Portugal (AEP), segue-se um roteiro pelo país e também junto da Diáspora. No Consulado Geral de Portugal em Paris a sessão será presidida pelo Embaixador de Portugal em Paris, José Augusto Duarte, contará com intervenções do ex-Ministro e atual Diretor da OCDE, Álvaro Santos Pereira, de Pedro Afonso, CEO da Multinacional francesa Vinci Energies, em Portugal, com moderação do jornalista Carlos Pereira, Diretor do LusoJornal.

“Quando há 40 anos publiquei o meu primeiro texto no Jornal de Notícias, estaria longe de imaginar que esse seria o ponto de partida de um longo percurso de contribuição cívica através do ato da escrita” diz o autor na introdução do livro. “A área da inovação e competitividade desde cedo ganhou destaque nas minhas reflexões, nas minhas partilhas, nas minhas discussões. Tenho para mim, a partir do conhecimento que fui consolidando da realidade económica e social que nos rodeia, que o exercício de construção e execução dos alicerces de uma sociedade e economia competitiva não se faz por decreto, mas resulta duma agenda colaborativa para a qual somos todos convocados”.

Professor universitário, Francisco Jaime Quesado é especialista em temas relacionados com a inovação, transformação digital e gestão operacional, com mais de 25 anos de experiência no setor privado, no Grupo Amorim e na AEP – Empresa Empreendedora Portuguesa, por exemplo.

“Em 1982, data da publicação do meu primeiro texto que aqui também celebro, a nossa sociedade ainda estava a dar os primeiros passos para se tornar num verdadeiro espaço aberto e moderno, integrador e inclusivo, e a nossa economia tinha pela frente o desafio da competitividade que a adesão à então Comunidade Económica Europeia veio sinalizar como uma grande oportunidade. Quando nesses anos 80 tive a possibilidade de aprender na Faculdade de Economia do Porto os principais conceitos básicos do mundo da economia e da gestão e assistir ao mesmo tempo ao choque de futuro que as nossas empresas e universidades procuravam agarrar, rapidamente percebi que a agenda da competitividade ia ser o grande desafio que tínhamos pela frente” escreve Francisco Jaime Quesado.

“A mensagem deste livro manifesto está voltada para o futuro. O percurso realizado ao longo destes 40 anos – em que tenho também através da escrita dado o meu contributo para a reflexão e discussão – é feito de uma narrativa de melhoria e progresso mas muito ainda falta fazer” escreve o autor do livro. “Para sabermos cumprir o desígnio da Nova Competitividade, a que aspiramos enquanto economia e sociedade, precisamos agora de passar a uma etapa mais focada, organizada e centrada numa causa comum que a todos nos deve saber mobilizar”.

De nacionalidade portuguesa e canadiana, Álvaro Santos Pereira é Diretor da Divisão de Estudos de País do Departamento de Economia da OCDE, em Paris, desde 1 de abril de 2014, onde supervisiona o processo de revisão por pares para Estudos Económicos. Antes foi, de junho de 2011 a julho de 2013, Ministro da Economia e Emprego do Governo de Pedro Passos Coelho. Ainda antes foi professor de Desenvolvimento Económico e Política Económica na Simon Fraser University (SFU) no Canadá, professor na University of British Columbia no Canadá e na University of York no Reino Unido.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]