Foram cantadas as Janeiras no jantar da Academia do Bacalhau de Paris


A Academia do Bacalhau de Paris organizou mais um jantar-tertúlia na sexta-feira passada, desta vez no restaurante A Ponte, em Suresnes e a particularidade foi mesmo a atuação do grupo “Nas Margens das Tradições” que cantou as Janeiras às dezenas de Compadres e de Comadres que participaram no jantar. Todos aplaudiram vigorosamente a intervenção animada do grupo de cantadores das Janeiras, cujo responsável foi o Chef Moreira e Marlène, a colega que com ele anima o programa de rádio “De Terra em Terra”, na Rádio Alfa.

A convidada de honra foi a Deputada Nathalie de Oliveira, eleita pelo círculo eleitoral da Europa.

Durante o jantar, e como aliás também já é tradição, o Presidente Luís Gonçalves apresentou os votos de Bom Ano aos presentes assim como para toda a Academia do Bacalhau de Paris.

Luís Gonçalves está de saída, terminando a sua missão na próxima Assembleia Geral de 7 de março, que terá lugar no Consulado Geral de Portugal em Paris. Mas confirmou ao LusoJornal que até ao momento ainda não recebeu nenhuma lista de candidaturas, sendo o limite para o envio de candidaturas estipulado a 31 de janeiro.

Na sua intervenção, o Presidente cessante fez parte da sua “preocupação por ainda não haver candidatos” e repetiu aos presentes que ele não irá continuar e que quer “deixar a Academia entre boas mãos, para que ela continue a ser o que é, a saber uma grande e respeitável associação da diáspora portuguesa espalhada no mundo”.

Luís Gonçalves agradeceu os presentes por lhe terem testemunhado o seu “afeto” durante o seu mandato e afirmando que “se não vou continuar à frente dos destinos da Academia, não é por ter medo, mas sim por não ter coragem de lutar contra adversidades e valores que não deveriam ter espaço no seio da Academia” e acrescentou que “a Academia não pertence a grupos, castas ou elites, mas sim a todos, todos formam o seu corpo e devem servi-la e não se servir dela”.

Já em jeito de balanço, o Presidente Luís Gonçalves disse aos presentes, com emoção, que “foi com honra, orgulho, respeito e lealdade que servi a Academia do Bacalhau de Paris”.

Este jantar-tertúlia serviu também para que a Academia continue a crescer já que dois novos Compadres foram apadrinhados e receberam os respetivos diplomas pelas mãos do Presidente e dos respetivos “padrinhos”: Thierry Boussard, apadrinhado por Afonso Galvão e Jorge de Jesus, apadrinhado por Joaquim Carreira.

Mas antes da Assembleia Geral haverá ainda um outro jantar-tertúlia, no dia 16 de fevereiro, por ocasião da Festa dos Namorados.