Joaquim Barreto: Deputado e ex-autarca de Cabeceiras de Basto visitou a região de Lyon

O Deputado português Joaquim Barreto, que também é Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, esteve no fim de semana passado em Rives, convidado pelo Maire de Rives (38), precisamente por ser Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, para participar nas cerimónias dos 10 anos da Geminação de Rives com a Freguesia de Refojos de Basto.

Joaquim Barreto era autarca de Cabeceiras de Basto quando foi assinado o Protocolo de Geminação entre as duas localidades.

Joaquim Barreto passou por Lyon, acompanhado por Carla Lousada, Vereadora da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e encontraram-se com o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima. «Foram abordados assuntos ligados à Comunidade, em destaque para a de Cabeceiras de Basto que é muito forte aqui na nossa região de Lyon, mas também questões económicas» disse ao LusoJornal o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima.

Cabeceiras de Basto tem três geminações na região de Lyon, todas assinadas quando Joaquim Barreto era Presidente da Câmara: Neuville-sur-Saône (69) com o Município de Cabeceiras de Basto, Quincieux (69) com a Freguesia de Cavez e Rives (38) com a Freguesia de Refojos de Basto.

Joaquim Barreto é atualmente Deputado na Assembleia da República, mas durante os mandatos em que ocupou as funções de Presidente da Câmara, esteve várias vezes na região de Lyon. «Ele ia sempre ao encontro dos Portugueses, é uma personalidade muito estimada aqui pela Comunidade, está sempre muito preocupado com tudo que se passa por aqui» afirma Manuel Cardia Lima que acrescenta que mantém contactos regulares, quando o Conselheiro das Comunidades vai a Lisboa.