LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: As aulas de português no ILCP continuam durante o confinamento

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

No passado dia 29 de outubro teve inicio o segundo período de confinamento em França e foi decretado que as aulas seriam “presenciais” para as escolas e colégios, e digitais nas universidades.

Esta situação estava já prevista no Instituto e língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon. Os alunos do ensino primário e secundário têm aulas presenciais, enquanto os adultos têm aulas “à distância” nos mesmos dias e horários em que tinham as aulas presenciais, simplesmente professores e alunos estão agora em contacto por Zoom.

“Foi uma experiência muito boa e para mim muito prática, pois não tinha que sair de minha casa. Apreciei muito e acho que até foi muito mais proveitoso para mim” disse uma das alunas dos cursos de adultos interrogada sobre o que tinha vivido e sentido no primeiro confinamento em março.

Os nossos alunos do ensino primário, colégio e liceu, podem frequentar as aulas nas salas do Instituto. “Todas as regras sanitárias são respeitadas ou seja distanciamento físico, porte de máscaras e desinfeção das salas no fim de cada aula. Os pais ou acompanhantes não têm acesso às salas” disse ao LusoJornal Tristan Frejaville, Presidente do ILCP.

“Por agora está tudo a correr bem, no melhor possível. As pessoas respeitam os critérios de higiene e não temos ausências dos alunos” disse por seu lado Rosa Maria Frejaville, a Diretora pedagógica do ILCP. “Os nossos projetos culturais por enquanto estão na agenda, sem anulação prevista. Mantemos pois a Noite de Fado no dia 13 de fevereiro. Se este estado de pandemia se mantém para o primeiro trimestre de 2021 depois avisaremos” prometeu ao LusoJornal.

No dia 19 de novembro, os alunos participarão, virtualmente, numa conferência sobre a Lusofonia, com alunos da Universidade Jean Monnet de Saint Etienne.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]