Lusa | Tiago Petinga

“Pasta de transição” de António Costa para o próximo Governo sem projetos relacionados com as Comunidades


O Governo cessante, liderado por António Costa, divulgou hoje uma “Pasta de transição” para o próximo Executivo com os “projetos mais relevantes que estão em desenvolvimento” em várias áreas, como habitação, aeroporto ou serviços públicos. Consultado pelo LusoJornal, do documento não consta nenhum projeto em curso na área da emigração e das Comunidades portuguesas.

O documento, de 50 páginas, foi divulgado já depois do início da reunião do último Conselho de Ministros deste Governo, que é presidido, excecionalmente, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Esta Pasta de Transição Pública contém alguns dos projetos mais relevantes que estão em desenvolvimento nas várias áreas governativas”, refere o documento que está dividido em 24 temas. O novo aeroporto, habitação, ferrovia, escolas, jovens, ensino superior, energia, combate a incêndios, água, fundos europeus, administração pública, serviços públicos e professores são algumas das áreas que o documento aborda.

Mas não há qualquer referência a projetos em curso na área da emigração, apesar de alguns anúncios terem deixado prever que havia trabahos em curso na área do ensino da língua portuguesa à distância ou da alteração de metodologias de voto. Se há projetos nesta ou noutras áreas, o Primeiro Ministro não considerou importantes para constarem deste documento.

O próximo Governo, que toma posse a 02 de abril, será liderado por Luís Montenegro, que foi indigitado Primeiro-Ministro após as eleições legislativas de dia 10 de março.

Luís Montenegro vai apresentar o seu Governo na quinta-feira e a tomada de posse está prevista para 02 de abril.