LusoJornal / Jorge Campos

Portugal animou Pavilhão de Portugal nas Festas consulares de Lyon

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, sexta, sábado e domingo, a Mairie de Lyon organizou as Festas Consulares com cerca de 90 pavilhões dos países que estão representados diplomaticamente em Lyon, com Consulados ou com Consulados Honorários. Portugal tem um Consulado Geral em Lyon, que animou o Pavilhão português.

O Cônsul Geral Luís Brito Câmara, e a equipa de funcionários consulares, pôs em destaque várias facetas da cultura portuguesa. Os azulejos foi a dominante escolhida, com dezenas de painéis de azulejos que vieram de Paris e que são feitos em Portugal. Foram expostos durante os três dias.

Portugal também foi promovido como destino para férias e a produção vinícola também foi posta em destaque, com a participação do enólogo e empresário António Pinto da empresa «Millésimes & Gourmandises», que apresentou vinhos de várias regiões de Portugal, em especial da região do Porto.

O Pavilhão de Portugal teve o apoio do Banque BCP, do Banco Santander Totta, dos Supermercados Nosso, do Portugual Business Club e de «Millésimes & Gormandises».

O Deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa, de passagem por Lyon, e o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, visitaram o Pavilhão de Portugal, assim como numerosos empresários portugueses e representantes da cultura e das associações portuguesas da região.

As mais altas autoridades da cidade de Lyon e da Metrópole visitaram o Pavilhão português, com o Maire Georges Képénekian, a felicitar o Cônsul Geral Luís Brito Câmara, pela presença de Portugal no evento, tendo-se mostrado muito interessado pelos azulejos e pelos vinhos lusitanos, que elogiou e provou com toda a equipa municipal.

No domingo atuou no palco principal o Rancho folclórico português Rosita de Charvieu-Chavagneux, com 35 elementos, e que desfilou, dançou e cantou igualmente à frente do Pavilhão de Portugal ao longo da tarde, o que foi muito apreciado pelo público presente.

Também esteve presente no sábado, onde igualmente atuou, o Rancho folclórico de Bourgoin-Jallieu, integrado nas «Fêtes des Bannières», que foi igualmente muito apreciado.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon subiu ao palco com o rancho Rosita para agradecer ao Presidente da associação, Sérgio Cordeiro, pela «excelente atuação» do grupo «que honrou o nome de Portugal e das nossas Comunidades na região».

Luís Brito Câmara agradeceu igualmente à autarquia de Lyon pela organização das «Fêtes Consulaires», «que permitem a Portugal evidenciar e mostrar o que temos de excelente no nosso país», tendo relembrado que existem cerca de 250 mil Portugueses na região e 1,5 milhões de Portugueses em França «que honram o nome de Portugal e que contribuem para o desenvolvimento económico, social e cultural da França com o seu esforço, trabalho e dedicação».

O Cônsul Geral convidou todos os que ainda não conhecem Portugal, para o visitarem e salientou a importância da sua missão «como representante de Portugal ao serviço das nossas Comunidades».