Rede Global da Diáspora dá incentivo monetário a associações que registem Portugueses

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

A Rede Global da Diáspora, uma plataforma promovida pela Fundação AEP com apoio do Portugal 2020, criou um incentivo monetário para estimular as associações comunitárias a convidarem portugueses expatriados e lusodescendentes a participarem no projeto.

Como explicou o responsável Miguel Peixoto, durante um evento de apresentação da rede, as associações vão receber um euro por cada novo membro que se registe através de um convite individualizado. O mínimo para receber este incentivo é 250 membros, equivalendo a um donativo de 250 euros.

“Queremos que tenha massa crítica”, afirmou Miguel Peixoto na apresentação ‘online’. “São as associações que têm perpetuado a nossa língua, as tradições e costumes. São também relevantes para a proteção em tempos de crise”, referiu o Diretor executivo da Fundação AEP, Paulo Dinis.

O responsável garantiu que esta “será seguramente a maior rede colaborativa da diáspora portuguesa”.

A apresentação ‘online’ incluiu uma mensagem da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que saudou a “resiliência” das associações comunitárias num momento de crise. “O movimento associativo é um vínculo fundamental ao país”, disse a governante, sublinhando a importância das Comunidades “como ativo estratégico”.

Aproximar os portugueses da diáspora entre si, alargar as oportunidades de exportação de produtos e serviços portugueses e aumentar o investimento direto estrangeiro em Portugal são os pilares desta plataforma. “A nossa diáspora pode ser uma grande oportunidade para que possamos alargar a nossa base exportadora”, sublinhou o Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, “para nichos que valorizem a qualidade, a origem dos produtos, o design, a inovação. Temos produtos que reúnem estas características”.

A plataforma inclui a funcionalidade “Rotas Lusitanas”, para dar aos utilizadores um mapa de onde podem adquirir produtos portugueses, e irá patrocinar bens estratégicos como conservas, café, vinhos e enchidos, entre outros. “Vamos promover a marca Portugal e ajudar a colocar produto português de qualidade reconhecida por esse mundo fora”, afirmou Paulo Dinis.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]