Cristina Coelho considera que os Encontros PNAID 2023 reafirmam-se como evento de referência para investidores da diáspora


Os dois grandes motes dos Encontros PNAID 2023 – promover o investimento da diáspora e apoiar a internacionalização das empresas portuguesas – foram “plenamente atingidos”, durante os três dias do evento que teve lugar em Viana do Castelo.

Cristina Coelho, responsável pelo Programa Nacional de Apoio ao Investidor da Diáspora, realça que a edição deste ano “foi a mais empresarial de sempre, com 65 por cento dos participantes a serem empresas, o que atesta claramente que este evento abre janelas de oportunidades junto do investidor da diáspora”.

O evento, que juntou cerca de 600 participantes no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi uma montra privilegiada para o networking com vista a estabelecer parcerias e lançar as bases de futuros negócios, com toda a rede de organismos públicos envolvidos no processo de criação de empresas a marcar presença no recinto, do IAPMEI à AICEP, passando pelo Instituto dos Registos e Notariado.

“Estava disponível informação de toda a cadeia que envolve a criação de um negócio, e os investidores tiveram a oportunidade de num só local esclarecer todas as dúvidas”, enfatiza Cristina Coelho. Por outro lado, os responsáveis locais, sobretudo na baixa densidade, “estão cada vez mais cientes da importância que a diáspora portuguesa representa e o que ela pode acrescentar em termos de dinamismo económico para os territórios”.

Todas as sessões dos Encontros PNAID 2023 foram transmitidas via streaming para variadas geografias onde a luso-descendência tem significativa representação e, segundo a organização, no dia de maior agenda estiveram cerca de 30 mil pessoas a assistir aos trabalhos por via digital. “Uma iniciativa que tem tudo para crescer e que deverá regressar em 2024”, nos moldes em que o Governo saído das eleições de março do próximo ano vier a delinear.

Os Encontros PNAID são uma iniciativa do Governo português, coordenados pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. A edição de 2023 foi organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.