De acordo com as previsões económicas da Primavera, publicadas pela Comissão Europeia (CE) a 15 de maio, a economia portuguesa deverá crescer, em 2023, mais do dobro da Zona Euro e da totalidade da União Europeia (UE).
Segundo essas previsões, o PIB português deverá crescer 2,4% este ano, enquanto o conjunto da UE e a Zona Euro deverão apresentar um crescimento bem mais modesto: 1% e 1,1%, respetivamente.
Estas previsões da Primavera da CE revelam, pois, um crescente otimismo com o desempenho da economia portuguesa, depois ter antecipado um crescimento do PIB de apenas 0,7%, em novembro de 2022, e de 1%, em janeiro deste ano.
Trata-se, aliás, de um otimismo partilhado por outras organizações internacionais, com destaque para o Fundo Monetário Internacional (FMI) que, num relatório sobre Portugal divulgado a 9 de maio, corrigiu igualmente a sua previsão de crescimento para 2,6%, em 2023, depois de, em abril, num relatório alargado sobre a economia mundial, ter previsto uma taxa de crescimento do PIB de apenas 1%, que, de resto, já representava um avanço em relação à projeção realizada em outubro de 2022: 0,7%.
Este otimismo sobre o crescimento português em 2023 assenta na análise do bom desempenho da economia nacional em 2022 e no primeiro trimestre de 2023 – de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB português registou em 2022 um crescimento de 6,7%, bem acima dos 3,5% da Zona Euro – sendo estes bons resultados económicos impulsionados especialmente pelas exportações, com destaque para atividade turística.
Mas não é tudo. Portugal é o país mais antigo da Europa, rico de uma história longa de 9 séculos. E se, durante anos foi visto lá fora como pobre e velho, o nosso país sofreu mudanças que lhe deram um ar de modernidade, com grande abertura ao mundo, ao turismo, às novas tecnologias, à inovação, à investigação.
Com efeito e com base em dados produzidos pela AICEP, Portugal é um país inovador voltado para a transformação digital e comprometido com um futuro sustentável, com talento reconhecido em todo o mundo e uma forte aposta na investigação.
Ligados ao mundo, somos um país aberto e em crescimento, com um vibrante e inovador ecossistema de empresas e de start-ups, com oportunidades para todos e uma qualidade de vida irresistível, donde se ressalva:
– 3° país europeu com a maior taxa de licenciados em Engenharia (Eurostat)
– 8° país do mundo com melhores competências linguísticas (IMD TWC)
– 9° país do mundo com a maior aptidão em inglês (English Proficiency Index 2021)
– 307 Centros de R&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
– 49 escolas internacionais (International Schools Database)
– Top 40 mundial no desenvolvimento digital de serviços públicos (UN E-Government Survey 2020)
– 3° país da UE com maior adesão à banda larga fixa, ultrarrápida (Digital Economy & Society Index 2022)
– 6° país do mundo melhor preparado para uma economia mais verde e inclusive (Global Competitiveness Report 2020, WEF)
– 59% da produção de energia proveniente de fontes renováveis (REN)
– 14° no desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index 2023)
– Língua portuguesa no Top 10 das línguas mais faladas no mundo (ethnologue)
– 3° passaporte mais valioso: acesso a 169 países (Passport Index 2022)
– Peso das exportações no PIB de 40% (INE)
– Top 10 dos melhores países europeus para investir (EY)
– 1° país do mundo a agilizar negócios além-fronteiras (Doing Business Report 2020)
– 1 hora para criar uma empresa
– 7 unicórnios portugueses valem mais de 34 mil milhões de dólares (CB lnsights) – Farfetch, Outsystems, Talkdesk, Feedzai, Remote, Anchorage Digitale e Sword Health
– 4° país com maior integração de minorias e 8° país com maior integração de imigrantes (Global Talent Competitiveness Index, INSEAD)
– 5° país do mundo com maior percentagem de mulheres empregadas (World Talent Ranking, IMD)
– 6° país mais seguro do mundo (Global Peace Index 2022)
– 4° país com melhor qualidade de vida para os expatriados (Expat lnsider 2022)
.
Com 244 dias de sol por ano, Portugal é o país onde vale a pena viver, trabalhar e investir…