Opinião: Portugal, País Inovador e Aberto ao Mundo

[pro_ad_display_adzone id=”41082″]

De acordo com as previsões económicas da Primavera, publicadas pela Comissão Europeia (CE) a 15 de maio, a economia portuguesa deverá crescer, em 2023, mais do dobro da Zona Euro e da totalidade da União Europeia (UE).

Segundo essas previsões, o PIB português deverá crescer 2,4% este ano, enquanto o conjunto da UE e a Zona Euro deverão apresentar um crescimento bem mais modesto: 1% e 1,1%, respetivamente.

Estas previsões da Primavera da CE revelam, pois, um crescente otimismo com o desempenho da economia portuguesa, depois ter antecipado um crescimento do PIB de apenas 0,7%, em novembro de 2022, e de 1%, em janeiro deste ano.

Trata-se, aliás, de um otimismo partilhado por outras organizações internacionais, com destaque para o Fundo Monetário Internacional (FMI) que, num relatório sobre Portugal divulgado a 9 de maio, corrigiu igualmente a sua previsão de crescimento para 2,6%, em 2023, depois de, em abril, num relatório alargado sobre a economia mundial, ter previsto uma taxa de crescimento do PIB de apenas 1%, que, de resto, já representava um avanço em relação à projeção realizada em outubro de 2022: 0,7%.

Este otimismo sobre o crescimento português em 2023 assenta na análise do bom desempenho da economia nacional em 2022 e no primeiro trimestre de 2023 – de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB português registou em 2022 um crescimento de 6,7%, bem acima dos 3,5% da Zona Euro – sendo estes bons resultados económicos impulsionados especialmente pelas exportações, com destaque para atividade turística.

Mas não é tudo. Portugal é o país mais antigo da Europa, rico de uma história longa de 9 séculos. E se, durante anos foi visto lá fora como pobre e velho, o nosso país sofreu mudanças que lhe deram um ar de modernidade, com grande abertura ao mundo, ao turismo, às novas tecnologias, à inovação, à investigação.

Com efeito e com base em dados produzidos pela AICEP, Portugal é um país inovador voltado para a transformação digital e comprometido com um futuro sustentável, com talento reconhecido em todo o mundo e uma forte aposta na investigação.

Ligados ao mundo, somos um país aberto e em crescimento, com um vibrante e inovador ecossistema de empresas e de start-ups, com oportunidades para todos e uma qualidade de vida irresistível, donde se ressalva:

país europeu com a maior taxa de licenciados em Engenharia (Eurostat)

país do mundo com melhores competências linguísticas (IMD TWC)

país do mundo com a maior aptidão em inglês (English Proficiency Index 2021)

307 Centros de R&D (Pesquisa e Desenvolvimento)

49 escolas internacionais (International Schools Database)

Top 40 mundial no desenvolvimento digital de serviços públicos (UN E-Government Survey 2020)

país da UE com maior adesão à banda larga fixa, ultrarrápida (Digital Economy & Society Index 2022)

país do mundo melhor preparado para uma economia mais verde e inclusive (Global Competitiveness Report 2020, WEF)

59% da produção de energia proveniente de fontes renováveis (REN)

14° no desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index 2023)

– Língua portuguesa no Top 10 das línguas mais faladas no mundo (ethnologue)

passaporte mais valioso: acesso a 169 países (Passport Index 2022)

– Peso das exportações no PIB de 40% (INE)

Top 10 dos melhores países europeus para investir (EY)

país do mundo a agilizar negócios além-fronteiras (Doing Business Report 2020)

1 hora para criar uma empresa

7 unicórnios portugueses valem mais de 34 mil milhões de dólares (CB lnsights) – Farfetch, Outsystems, Talkdesk, Feedzai, Remote, Anchorage Digitale e Sword Health

país com maior integração de minorias e país com maior integração de imigrantes (Global Talent Competitiveness Index, INSEAD)

país do mundo com maior percentagem de mulheres empregadas (World Talent Ranking, IMD)

país mais seguro do mundo (Global Peace Index 2022)

país com melhor qualidade de vida para os expatriados (Expat lnsider 2022)

.

Com 244 dias de sol por ano, Portugal é o país onde vale a pena viver, trabalhar e investir…

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]