Prémios do 21° Concurso de poesia foram entregues em Neuilly-sur-Seine

No sábado dia 9 de junho, a Association Culturelle Portugaise de Neuilly-sur-Seine (92) realizou o 21° Concurso de poesia lusófona. Uma festa que se realiza há mais de 20 anos e que se tornou até em um ritual para finalizar o ano letivo.

Os candidatos apresentaram-se no palco do Espace Loisirs de Neuilly-sur-Seine para a declamação das poesias, relevando do tema «A Coragem».

.

Os premiados foram os seguintes:

.

Grupo 1

Alicia Correia (1° prémio)

Lara Reis (2° prémio)

Hugo Canedo (3° prémio)

.

Grupo 2

Licinia Ferreira dos Santos (1° prémio)

Diana Canedo (2° prémio)

Miguel Gama (3° prémio)

.

Grupo 3

Piedade Soares Ly (1° prémio)

Lurdes Loureiro (2° prémio)

Olga Diegues (3° prémio)

.

Esta manifestaçao contou com a presença de vários oficiais nomeadamente o Cônsul-Geral Adjunto de Portugal em Paris, João de Melo Alvim, e membros da Mairie de Neuilly-sur-seine, designadamente o Maire Jean-Christophe Fromantin e a vereadora municipale Françoise Descheemaeker.

Todos reconheceram a importância deste tipo de evento que promove a transmissão da língua portuguesa para as gerações futuras. Um dos membros da Associação, José Leite, relembrou ao público as razões da organização deste evento: «Organizamos cada ano este evento para incentivar os jovens em transmitir o nossa língua, a nossa cultura, o nosso património. A associação trabalha para garantir o futuro dos jovens».

O Mairie Jean-Christophe Fromantin e a Vereadora Françoise Descheemaeker reiteraram o apoio à Comunidade portuguesa, relembrando a importância da Associação na vida comunitária da cidade de Neuilly-sur-Seine.

.

Por tradiçao, foram entregues os prémios aos melhores alunos de cada turma:

Turma de 6ème

Enola Romeiro (1° lugar)

Cassandra Silva (2° lugar)

Júlia Salgueiro (3° lugar)

.

Turmas de 5ème/4ème

Lara Reis (1° lugar)

Melvil Castro (2° lugar)

Alicia Correia (3° lugar)

.

Turmas de 2nde/1ère

Licinia Ferreira (1° lugar)

Emma Vicente (2° lugar)

Sandra do Nascimento (3° lugar)

.

Prova de português – BAC 2017

Cláudia Duarte (1° lugar)

Cláudia Francisco (2° lugar)

Véronique Grilo de Conceição (3° lugar)

.

A animação musical foi assumida pelo o grupo «Bievers Valley», com uma música inspirada de sons latinos, que transmitiu uma onda positiva ao público.