Cantora Kassandra lança disco de homenagem a Linda de Suza


A cantora Kassandra gravou um disco com 11 temas de Linda de Suza e vai apresentar o álbum pela primeira vez na Charneca da Caparica, a sul de Lisboa, no dia 13 de abril, num jantar-espetáculo que quer também ser uma homenagem “a todos os emigrantes”.

“Os meus pais foram emigrantes em França e eu e a minha irmã também. Vivemos em Paris e no Bourget” diz a cantora, referindo-se à irmã, Lurdes Santana.

“Nós seguimos os passos da Linda de Suza desde que lançou o tema ‘Un Portugais’, em 1978. Sempre comprámos todos discos dela, em casa era o nosso raio de sol, ouvíamos sempre a música da Linda de Suza” disse numa entrevista ao LusoJornal. “Ela é a minha diva e deve ser a diva de muitos Portugueses, não apenas os que residem em França, mas todos os Portugueses em geral. Para nós era ainda muito mais, porque estávamos em França, perto dela”.

As irmãs Isabel e Lurdes Santana começaram a cantar juntas para dois conjuntos típicos portugueses, primeiro o “Nostalgia” e depois “Horizonte”.

“Eramos um conjunto com 7 músicos e nós as duas nas vozes. Foi engraçado enquanto durou, passámos muitos bons momentos, mas depois separámo-nos porque tínhamos outros projetos, tanto eu como a minha irmã” explica.

Entretanto Isabel optou por uma carreira a solo com o nome de Cassandra e editou um primeiro álbum em 1996, ainda gravado em Paris. No início dos anos 2000, as duas irmãs mudaram-se para Portugal, e moram atualmente em Sintra. Entretanto, o nome artístico de Cassandra também evoluiu para Kassandra.

“Achei que estava na hora de fazer alguma coisa para que a Linda de Suza não seja esquecida. Mas afinal, este álbum acaba por ser não apenas uma homenagem à Linda de Suza, como também à minha família e a todos os emigrantes portugueses em França ou espalhados pelo mundo inteiro”.

“Eu fui muito feliz em França. Como diz a canção, ‘J’ai deux pays pour un seul cœur’, e a França é, e sempre será, metade do meu coração” diz a cantora. “Nós não podemos esquecer a altura em que tínhamos de esperar pelo querido mês de agosto para vermos a nossa família e para pisarmos o nosso chão. Isto é uma coisa que nos marca para o resto da nossa vida”.

Kassandra conta com o apoio de João Lança, o filho de Linda de Suza, que também mora em Portugal, “que sempre me incentivou para avançar com este projeto” e confessa que “tive a sorte de gravar em estúdio com um dos maiores maestros de Portugal que é o José Orlando. Ele fez-me uma orquestração maravilhosa. Isto acaba por ser um trabalho dos dois, porque a orquestração está muito bonita, eu apaixonei-me por esta versão” diz ao LusoJornal.

“Um Português”, “Uma moça”, “Lisboa”, “Canta teu passado”, “Rien n’arrête le bonheur”, “Gris gris”, “L’étrangère”, “Frente e frente”, “Português sem fado”, “Un rossignol de Lisbonne” et “J’ai deux pays pour un seul cœur” são os 11 temas selecionados.

O mais difícil foi mesmo escolher estes 11 temas de Linda de Suza. “O álbum tem exclusivamente temas da Linda de Suza com a minha voz, mas foi difícil escolher apenas 11 canções. Escolhi canções que têm a ver com a história dela, a história dos emigrantes e temas que também têm a ver comigo e com a minha vida”.

O disco acabou de ser gravado no início do ano, e vai ser apresentado no dia 13 de abril, “que calha no dia de anos da minha filha, mas foi coincidência” diz a sorrir.

A noite vai ser apresentada pela irmã e também cantora Lurdes Santana e na primeira parte vai contar com quatro convidados: os fadistas Paula Pietro e Emanuel Soares, Benny Pascoal e Carlos Carrega que, para além de cantor, também se ocupa do som e luz. “Tudo dentro da amizade, somos todos amigos. É um regalo” confessa Kassandra.

Kassandra espera agora poder levar este espetáculo ao estrangeiro. Diz que já começa a ter contactos para o Canadá e para a França, no segundo semestre deste ano.

Kassandra ocupa-se diretamente da organização da noite de lançamento, no dia 13 de abril, da venda dos álbuns e da gestão de concertos. E pode ser contactada pelas redes sociais em “Kassandra Cantora”.